A contratação de um novo colaborador é uma tarefa muito delicada para muitas empresas. É difícil conseguir definir quem são os melhores candidatos e estimar, antes da contratação, a qualidade dos seus serviços para o negócio.

Uma escolha equivocada pode trazer várias consequências negativas: gastos com rescisão de contrato e com a admissão de um novo colaborador, queda na produtividade e diversos outros imprevistos que são consequências de um trabalho mal executado.

O currículo foi utilizado por muito tempo como a principal forma de classificar a capacidade dos candidatos, mas é preciso ter em mente que se trata de um simples documento incapaz de retratar fielmente todas as características de um profissional.

A solução para encontrar os melhores colaboradores para a sua loja é saber como entrevistá-los durante o processo de seleção. Fazendo as perguntas certas, você terá uma facilidade muito maior de identificar os bons profissionais. E é exatamente isso que abordaremos neste artigo!

Como entrevistar colaboradores para a sua loja?

O que é realmente importante questionar durante uma entrevista de emprego? Quando o candidato chega para a conversa, você já tem em mãos o seu histórico acadêmico e profissional. Mas é preciso ir além disso. Você quer, afinal de contas, descobrir como ele pode contribuir para o sucesso da sua empresa.

Vamos ver quais são as perguntas que você deve fazer e como analisar as respostas!

1. Por que você quer trabalhar na minha empresa?

A resposta dada para essa pergunta mostra o conhecimento sobre a organização e as reais motivações que levaram o candidato a procurar emprego na sua empresa. Você conseguirá mensurar o real interesse que ele possui – o que ajuda a definir também o grau de comprometimento que ele pode apresentar.

2. Você teve desentendimentos com colegas em seus empregos anteriores? Como lidou com a situação?

O relacionamento com os demais colaboradores é muito importante para o rendimento do novo colaborador e também de todo o resto da empresa. Relatos sobre como ele lidava com os seus antigos colegas e chefes podem mostrar como o candidato se relaciona no dia a dia.

3. Cite 3 qualidades e defeitos que você possui

Perguntar qualidades e defeitos já é um clássico das entrevistas, portanto, muitos candidatos já chegam com respostas prontas. Sendo assim, procure sempre questionar as suas respostas buscando compreender quais são, de fato, as características do candidato.

4. Quais são os seus planos pessoais para o futuro?

Se você busca colaboradores para trabalhar em sua loja por vários anos, essa pergunta é muito importante. Digamos que você esteja à procura de um vendedor de confiança, mas o candidato está no último ano da graduação em direito e pretende ser advogado no futuro. É possível deduzir que ele não ficará na sua empresa por muito tempo, não é?

5. Descreva as suas experiências profissionais e acadêmicas

Apesar de ser uma informação que consta no currículo de qualquer candidato, as experiências profissionais e acadêmicas muitas vezes vão  além do que está escrito no documento. Algumas  características podem ser um grande diferencial, como metas alcançadas, projetos elaborados, resultados obtidos e quaisquer outras situações que o deixem mais informado sobre o profissional contratado.

6. O que você faz no tempo livre?

As atividades que um profissional realiza no seu tempo livre podem dizer muito sobre ele. E, mais do que isso, podem ser muito úteis para o seu desempenho profissional. Um candidato que pratica esporte coletivo tende a ser mais acessível com outros colegas e até mesmo com os clientes, ou aquele que é mais tranquilo, que prefere leituras e filmes, gera uma outra característica, que pode remeter ao perfil mais técnico ou pontual. Enfim, tudo pode ser relevante frente à necessidade que busca para sua empresa, portanto, vale muito ficar atento a detalhes pessoais.

7. Você já conseguiu bater uma meta muito difícil? Conte como foi!

Saber lidar com metas é uma ótima característica de um profissional, principalmente se ele for trabalhar com vendas. Conhecer experiências anteriores permitirá que você visualize como ele irá encarar a rotina na sua empresa. Crie um desafio no momento da avaliação, se possível teste-o na prática.

8. O que você faria para aumentar as vendas de uma loja?

Um bom profissional precisa ter um mínimo de visão de negócio. Ao perguntar o que o candidato faria para aumentar as vendas de uma loja, será possível visualizar claramente o quanto ele conhece sobre a gestão de um negócio e o quão longe ele pode ir dentro da sua organização.

9. Por que eu deveria escolher você?

Finalmente, deixe que o candidato utilize um espaço de tempo para exprimir o por que ele acha que deveria ser o escolhido para a vaga disponível. Essa é uma boa oportunidade para que ele aborde características que passaram batidas no restante da entrevista e que podem fazer com que você tome a sua decisão.

 

As informações sobre entrevistas de novos colaboradores foram úteis? Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir também nosso artigo: Como motivar a equipe de sua loja.