A redução de custos é sempre uma necessidade constante em uma loja, independentemente de seu segmento de atuação. Afinal, o foco de todo negócio é conseguir ampliar a margem de lucro e crescer.

No entanto, esse tipo de iniciativa precisa ser realizado de maneira estratégica, uma vez que cortar custos é bem diferente de começar a diminuir os investimentos ou se basear em achismos para eliminar os gastos que parecem superficiais.

Como saber, então, como reduzir custos de maneira eficiente e sem prejudicar o crescimento da sua loja?

1 – Conheça o cenário atual

Será que você realmente sabe onde estão os maiores custos da sua loja? Muitas vezes, deixamos de registrar e acompanhar os gastos e, com isso, perdemos informações fundamentais para tomar as decisões de cortes. Por isso, antes de qualquer coisa, é essencial que você levante todos os custos e despesas da loja e faça uma análise profunda de cada item.

Essa atitude por si só já vai ajudar – e muito – a identificar onde estão os principais problemas.

2 – Defina metas

As metas não servem apenas para orientar as vendas da sua loja, mas também para direcionar as estratégias e educar a equipe a respeito da diminuição de gastos.

Além disso, nem sempre é possível reduzir custos de uma vez só, por isso, é preciso planejar metas de cortes a curto, médio e longo prazos.

3 – Envolva toda a equipe na redução de custos

Redução de custos envolve conscientização e comprometimento. De nada vai adiantar definir metas se a equipe não estiver ciente delas e, muito menos, não considerar esse como um dos pontos mais importantes da rotina de trabalho.

Não deixe de envolver toda a equipe nas reuniões estratégicas da loja e de apresentar as metas de corte de gastos. Abra canais de comunicação para que eles também tragam ideias do que pode ser feito para aumentar a economia e otimizar o trabalho.

Esse tipo de atitude fará com que todos fiquem engajados e você consiga visualizar ações importantes para contribuir com os objetivos.

4 – Fique de olho no estoque

Já falamos aqui no blog o quão importante a gestão do estoque é para a sua loja e como negligenciar essa área pode trazer um prejuízo enorme.

Deixar produtos parados em estoque ou focar os pedidos nas linhas com menor margem de lucro pode comprometer a saúde financeira da sua loja e ainda transmitir uma imagem negativa aos clientes.

5 – Previna-se!

Antecipar-se a eventuais problemas ou necessidades de última hora costuma ser o melhor caminho para evitar os custos desnecessários.

Contratar um funcionário para cobrir outro ou não se programar para a época de final de ano, por exemplo, pode gerar um custo bem maior para a sua empresa do que se você já tivesse previsto esses investimentos no planejamento anual.

Além disso, se antecipar traz maior poder de negociação, possibilitando com que você barganhe descontos tanto com os fornecedores quanto com as contas de internet e outras despesas fixas, por exemplo.

6 – Planeje e acompanhe

De maneira geral, a redução de custos da sua loja dificilmente vai acontecer se você não fizer um planejamento por período e nem acompanhar os resultados e as metas alcançadas.

Por isso, não deixe de anotar todas as despesas da sua loja, desde as menores até as maiores, para que você conheça os detalhes da saúde financeira do seu negócio e, dessa forma, consiga tomar melhores decisões.

 

Quer uma dica para ajudar com essa tarefa? Faça o download da nossa planilha de planejamento financeiro e comece a acompanhar os custos ainda hoje!