Você sabe a quantidade de cada uma das suas mercadorias em estoque neste momento? Quais delas você precisa comprar em breve? Existe algum produto encalhado na empresa? Você enfrentou alguma perda de estoque nos últimos meses?

As respostas para todas essas perguntas estão ligadas, diretamente, ao controle de estoque. Imagine uma empresa que comercializa apenas um tipo de produto e tem uma demanda constante. Basta descobrir quantas vendas são realizadas por mês e ter esse número de mercadorias em estoque, não é?

A lógica para a sua loja é a mesma. O objetivo é ter o valor correto de mercadorias em estoque – nem para mais e nem para menos. Mas não é tão simples assim, afinal, ao contrário da empresa do exemplo anterior, você precisa lidar com diversos produtos, fornecedores diferentes, oscilações na demanda, perdas de estoque e diversos imprevistos.

Neste artigo veremos a importância do controle de estoque e como ele pode aumentar os lucros da sua loja!

Você dá a atenção necessária ao controle de estoque?

Muitos empreendedores não dão a atenção devida ao controle de estoque. Encaram-no como uma atividade secundária e sem muita importância para o sucesso da empresa. Além disso, ainda há a ideia de que o controle de estoque se resume ao controle de entradas e saídas de mercadorias da loja.

A verdade é que o controle de estoque faz parte de toda estratégia empresarial e impacta diretamente nas finanças e no capital de giro. Se você gastar todo o dinheiro disponível em mercadorias, não terá condições de quitar todas as despesas ao fim do mês. Mas, se você não tiver o estoque suficiente na loja, não conseguirá atender todas as demandas que surgirem – perdendo oportunidades de venda.

Levando tudo isso em conta, o controle de estoque pode ser definido como uma área da empresa responsável não só pela gestão das quantidades de materiais em estoque, mas também por analisar e prever as necessidades de compra, indicando informações importantes a respeito das vendas.

Aplicando essa prática na sua loja, será possível compreender melhor todo o fluxo de operações – que inicia na decisão de compra e termina com a venda ao cliente. O resultado desse domínio de informações poderá ser notado no aumento dos lucros do negócio.

Como o controle de estoques aumenta os lucros da loja

Quando você aumenta os lucros quer dizer que, ao final de determinado período, a sua loja ficou com mais dinheiro em caixa do que nos períodos anteriores. Isso pode ser conquistado através do aumento da receita e/ou da diminuição das despesas.

É comum que os empreendedores prestem atenção apenas nas atividades que impactam diretamente no seu caixa de forma clara – como elevar os preços de venda para aumentar a receita ou cortar despesas com divulgação para diminuir as despesas.

Entretanto, existem muitas outras medidas que são eficientes para aumentar os lucros. Veremos, a seguir, como você pode chegar ao fim do mês com um resultado ainda mais positivo apenas dando atenção ao controle de estoque!

Otimize as compras de material

É apenas através do controle de estoque que você conseguirá definir qual é a quantidade ideal de cada mercadoria em estoque e a melhor época para comprá-las. Dessa forma, você nunca terá produtos empacados e nem enfrentará a falta deles.

Você também pode coordenar as compras de um mesmo fornecedor para conseguir melhores condições de pagamento e estabelecer uma parceria. Além disso, é possível fazer uma planejamento de compras para períodos maiores, o que proporciona um maior controle sobre o seu caixa.

Deixe de perder vendas por falta de estoque

Grande parte das suas mercadorias em estoque esgotou e você faz uma nova encomenda. No mesmo dia, entra em sua loja um cliente querendo comprar 100 unidades do produto X, mas você possui apenas 45 em estoque. Chegarão mais unidades em uma semana, mas será que o cliente está disposto a esperar?

Um controle eficiente para que você possa encomendar novos produtos antes que fique sem estoque é essencial para conseguir atender a todas as demandas. Nada de perder vendas fáceis por esse pequeno deslize!

Reduza as perdas

A procura pelo produto X foi tão grande, enquanto você não tinha mais nenhuma unidade dele em estoque, que você decidiu fazer um novo pedido antes mesmo de receber aquele que você já havia feito. O resultado disso é que já se passaram 6 meses e aquela mercadoria está toda em seu estoque ocupando o espaço que poderia ser utilizado por outros produtos.

Essas mercadorias que ficam encalhadas no estoque acabam, depois de certo tempo, se transformando em uma perda para a sua loja. Se você trabalha com a venda de roupas, por exemplo, depois de alguns meses mudará a estação e ninguém comprará aqueles casacos todos durante o verão.

Além disso, um controle de estoque rigoroso é capaz de ajudá-lo a identificar perdas por extravio, avarias ou furtos. Com essa informação em mãos, fica mais fácil tomar as medidas necessárias para evitar essas situações no futuro.

Os seus vendedores sabem o que oferecer ao cliente

Outro grande problema relacionado à falta de informação sobre o estoque é a efetividade dos seus vendedores. Um cliente entra em sua loja e o vendedor fala maravilhas sobre a nova televisão de 49 polegadas com acesso à internet. Mas, na hora de fechar a venda, ele nota que esse produto está fora de estoque.

Ou, então, há produtos encalhados no estoque que precisam ser vendidos o quanto antes e os vendedores desconhecem essa informação, contribuindo para que os produtos continuem encalhados. Com as informações corretas em mãos, é possível lidar com as variações no estoque na hora de realizar uma venda. Lembre-se: produto encalhado é dinheiro parado!
Você já sabia da importância do controle de estoque para aumentar os lucros da sua loja? Se você quer saber mais sobre o assunto, confira nosso Checklist: 5 erros mais comuns no controle de estoque que você deve evitar.