As compras por impulso são poderosas armas para que uma loja consiga vender mais. Afinal, esse é um comportamento presente em todos os seres humanos e muitas categorias de produtos, inclusive, conquistam o sucesso apenas estimulando esse tipo de compra.

Uma compra por impulso acontece quando o cliente toma a decisão apenas quando entra na sua loja, ou seja, ele não saiu de casa com a intenção de comprar, mas, devido a alguns estímulos, acabou fechando negócio.

Incentivar esse tipo de comportamento é tão eficaz que há uma área focada em estudar e desenvolver técnicas exclusivamente com essa finalidade, o neuromarketing. Com base nos conhecimentos do funcionamento do cérebro, o neuromarketing desenvolve maneiras de induzir as pessoas ao consumo.

As compras por impulso, porém, não são tão fáceis de serem incentivadas. Por isso, você precisa conhecer algumas técnicas e preparar os vendedores para atenderem esse tipo de cliente da maneira correta.

Use e abuse das promoções e brindes

Quase ninguém resiste a uma boa promoção ou a um brinde, não é mesmo? A sensação de poder comprar um item com desconto ou ganhar outro produto torna a compra praticamente irresistível ao consumidor.

E você não precisa nem fazer grandes queimas de estoque para isso.

Os cupons de descontos, as facilidades de pagamento e a oferta de alguns mimos para os clientes já é suficiente para que eles se sintam recompensados e comprem mesmo sem estarem precisando ou sem terem saído de casa com essa intenção.

Exponha os produtos de maneira atraente

A forma como você monta a sua vitrine e expõe os produtos dentro da loja também é determinante para vender mais e incentivar as compras por impulso.

Uma boa dica é colocar produtos complementarem próximos uns aos outros ou, até mesmo, educar o cliente a respeito de seus usos.

A prateleira de queijo ralado ao lado das massas nos supermercados é um excelente exemplo de exposição de produtos para compras por impulso.

Se você trabalha com o segmento de moda, montar looks nas vitrines e orientar os vendedores a darem verdadeiras consultorias de estilo aos clientes também vai contribuir bastante para vender mais.

Dar destaque para os itens mais vendidos e deixá-los logo na entrada da loja ou na área da visão também é uma excelente estratégia nesse sentido.

Renovar sempre

É fato que uma boa promoção é um ótimo chamariz de vendas para a sua loja. Mas é preciso tomar cuidado para que esse tipo de atividade não se torne regra e, consequentemente, perca o atrativo.

Renove constantemente as promoções para que sempre tenha uma novidade diferente na sua loja. Tome cuidado apenas para não acabar posicionando o negócio de maneira errada e atraindo apenas aqueles clientes em busca de preços baixos.

Lembre-se de que as promoções e brindes precisam ser uma forma de reconhecer o consumidor e apresentar novidades.

Transforme seus vendedores em consultores

Os seus vendedores são a porta de entrada para a compra de impulso, por isso, eles são fundamentais nesse tipo de incentivo.

Prepare-os para abordar os clientes de maneira convidativa e identificar oportunidades de vendas.

É possível, por exemplo, apresentar produtos complementares àqueles que o cliente está olhando e, claro, não esquecer de falar sobre as promoções e benefícios de compras.

Quanto mais preparado o vendedor estiver, maiores serão as chances de vendas.

Desperte sensações na loja

A música que toca na sua loja, a iluminação dos ambientes, os cheiros e os materiais de divulgação também interferem diretamente nas vendas.

Basta pensar que ninguém gosta de entrar em um lugar abafado e feio que você começará a entender a importância de conhecer as estratégias para deixar a sua loja mais convidativa.

Todos esses fatores, no entanto, devem ser escolhidos de acordo com o perfil dos clientes da sua loja. De nada vai adiantar, por exemplo, colocar músicas agitadas se você pretende atender a um público mais velho.

Também é importante conhecer as técnicas de merchandising para que a sua loja não fique carregada de informações desnecessárias e, ao invés de incentivar mais vendas, acabe afastando os clientes.

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