Motivar a equipe é sinônimo de atender melhor aos clientes, enxergar oportunidades de mercado, trazer novos diferenciais para sua loja e, claro, vender mais e crescer!

Investir nos funcionários e vendedores faz com que eles se sintam mais comprometidos e engajados no trabalho e, com isso, não se limitem às tarefas cotidianas e agreguem mais ideias e valor à loja.

Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes para você motivar a equipe e com isso reinventar a sua loja, confira!

1 – Comece por você

Isso mesmo. Para motivar a equipe o primeiro passo é investir em capacitação e treinamento para você mesmo.

Não é apenas porque você é o dono da loja que você realmente sabe o que é melhor para o negócio e, muito menos, está apto para aplicar técnicas motivacionais para a sua equipe.

Um dos grandes erros que cometemos costuma se basear no que os outros enxergam como valor em nossas próprias opiniões e experiências. Por isso, capacitar-se é essencial para começar da maneira correta!

2 – Invista em treinamentos

Treinar constantemente a sua equipe com novas técnicas de vendas, relacionamento, administração e outras frentes importantes para o negócio é o segundo passo para motivá-la.

Conhecimento é a chave para manter a todos interessados e aptos a atenderem os clientes e apresentarem novas ideias.

A capacitação também é importante para desenvolver as habilidades e os pontos fracos de cada membro da equipe, fazendo com que você não precise passar pelo processo de demissão e contratação diversas vezes até encontrar o “funcionário ideal”.

3 – Reconheça e oriente

Você é o líder da loja e, portanto, precisa agir e ser reconhecido como tal. Isso não significa que você deva monitorar cada passo dos seus funcionários, pelo contrário.

Dê autonomia para que cada um aplique os conhecimentos obtidos nos treinamentos da maneira que achar mais adequada e reconheça os esforços e conquistas individuais e em grupo.

Se notar que algum funcionário está passando por dificuldades, veja como você pode ajudar ou oferecer ferramentas para que ele melhore. E, claro, jamais repreenda alguém em público ou de maneira rude.

4 – Invista no ambiente e ferramentas de trabalho

A estrutura disponível para que cada um realize o seu trabalho também tem relação direta com motivar a equipe.

Afinal, ninguém gosta de trabalhar em ambientes feios ou com uma atmosfera negativa. E não há nada mais desanimador do que não conseguir dar o seu melhor porque as ferramentas disponíveis são insuficientes ou ultrapassadas.

Invista em um ambiente que seja agradável tanto fisicamente quanto na cumplicidade entre os funcionários. Você verá que esse tipo de iniciativa vai fazer toda a diferença para manter as pessoas mais engajadas!

5 – Saiba quais características valorizar

O processo de contratar e demitir pessoas da equipe porque elas não se encaixam na filosofia da loja é desgastante, custoso e prejudica o andamento do trabalho de todos.

Por isso, é fundamental ter em mente quais as características que devem ser valorizadas em um novo funcionário e analisar se o novo candidato as possui ou não.

Pense em traços da personalidade que não sejam possíveis de ser aprendidos, como cordialidade e motivação para novos desafios. Ao contrário das habilidades técnicas, essas dificilmente serão aprendidas em treinamentos.

Quer conhecer mais algumas dicas para não errar na hora de contratar um funcionário? Então, não deixe de ler o nosso artigo sobre o tema!